Guia para Escolher Máquinas de Café Expresso: Cápsulas ou Tradicionais?

Não consegue começar o dia sem o seu ritual de café? Felizmente, existe hoje uma vasta oferta de máquinas de café capazes de preparar o café expresso perfeito sem sair de casa.

Mas, com tantas alternativas, surgem naturalmente as dúvidas e questões sobre qual o tipo de máquina de café que melhor se adequa às suas necessidades e ao seu gosto.

Conheça as diferenças e descubra que máquina de café escolher.

• Máquinas de Café de Cápsulas

As máquinas de café com sistemas de cápsulas são práticas e fáceis de usar. São a escolha acertada para quem pretende um café rápido – basta colocar a cápsula e premir um botão.

Cada cápsula contém grãos de café torrados ou moídos selados hermeticamente para preservar o sabor durante mais tempo. As máquinas utilizam um sistema de pressão que faz passar água através das cápsulas para produzir o café. Não funcionam com café moído ou em grão.

Diversos modelos dispõem também de sistemas cappuccino que permitem preparar bebidas à base de leite.

Apesar de existirem no mercado cápsulas compatíveis, mais baratas do que as vendidas pelas marcas, a principal desvantagem destas máquinas continua ser o custo das cápsulas de café.

A questão ambiental é também importante no momento de decidir. As máquinas de cápsulas anunciam que utilizam a quantidade exacta de café, água e energia necessárias para extrair um café, e existem agora no mercado cápsulas biodegradáveis feitas a partir de cana-de-açúcar, mandioca e milho. Ainda assim, o sistema de cápsulas poderá resultar num desperdício considerável.

✅ Pontos Fortes
Excelente custo-benefício
Simples e práticas
Permitem uma variedade de tipos de cafés

🅾️ Pontos Fracos
As cápsulas são caras
O café não é moído na hora
As cápsulas podem gerar muito desperdício

• Máquinas de Café Manuais

Também chamadas tradicionais, as máquinas de café manuais usam café moído vendido em pacote de diversas variedades, que deve ser medido e compactado correctamente.

São mais baratas do que as máquinas de café automáticas, quase profissionais, e também são mais pequenas, porque não integram o moinho de café.

Uma das principais vantagens é a flexibilidade no café que pode ser preparado. Com estas máquinas, consegue adaptar a intensidade do café, e controlar a quantidade de água. Muitas integram sistemas que permitem preparar diversas bebidas à base de leite como cappuccino.

As máquinas de café manuais acabam por ser a escolha ideal para os apreciadores de café que não querem gastar muito dinheiro. No entanto, para fazer um café rápido, a máquina de café com sistema de cápsulas é a mais prática.

A principal desvantagem é precisamente a ausência de moinho de café integrado, e aquilo que mais as distingue das máquinas de café automáticas.

✅ Pontos Fortes
Mais baratas do que as máquinas de café automáticas
Usam café moído de qualquer marca e variedade
Permitem adaptar a intensidade do café

🅾️ Pontos Fracos
Não são tão práticas como as máquinas de café de cápsulas
O café não é moído na hora

• Máquinas de Café Automáticas

As máquinas de café automáticas são a escolha de quem realmente aprecia o sabor do café e não o toma apenas por necessidade. Estas máquinas moem o café na hora, mantendo a sua cor, sabor, aroma e textura. Muitas vêm com uma função de espuma de leite que permite fazer cappuccino, latte macchiato e café com leite.

São, em geral, fáceis de usar, e oferecem enorme flexibilidade na hora de tirar o café. Dispõem de diferentes níveis de moagem, temperatura da água e quantidade de café reguláveis, permitindo adaptar a intensidade e outras caraterísticas do seu café.

A principal desvantagem das máquinas de café automáticas é o preço, que pode variar entre 300€ e 2000€ no caso de modelos mais avançados.

✅ Pontos Fortes
Moem o café na hora, mantendo cor, sabor, aroma e textura
Muitas opções para adaptar a intensidade e outras caraterísticas do café
Permitem fazer cappuccino e diversas bebidas à base de leite

🅾️ Pontos Fracos
Mais caras do que os outros tipos de máquinas
São geralmente máquinas grandes

Como Escolher o Tipo de Máquina de Café Ideal

A vasta oferta de máquinas de café à venda no mercado, de diferentes tipos, dificultam a escolha da máquina de café ideal. Se não consegue decidir, tente responder às seguintes questões:

  • Simplicidade e rapidez são factores essenciais no seu ritual de café? Escolha uma máquina de café com sistema de cápsulas.
    Saber Mais: 5 das Melhores Máquinas de Café de Cápsulas
  • Adora café mas não quer pagar uma exorbitância pela máquina? Escolha uma máquina de café manual.
  • Não abdica do aroma e sabor do café acabado de moer? Escolha uma máquina de café automática.
Partilhar